PLANO DE ENSINO
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO III
CARGA HORÁRIA: 64 AULAS
NÚMERO DE CRÉDITOS: 04
ANO / SEMESTRE DE APLICAÇÃO: 2009.1
DOCENTE MINISTRANTE: JÚLIO PRADO
I - OBJETIVOS
1. Geral:
Atender a demanda dos alunos dos cursos de Geografia, no que concerne ao aprofundamento de métodos e técnicas aplicadas ao ensino da Geografia nas séries finais do ensino fundamental (7ª e 8ª), buscando motivar a prática do ensino da geografia.
2. Específicos:
Discutir teorias e metodologias de ensino-aprendizagem de Geografia nas séries finais do Ensino Fundamental ( 7° e 8° série) de maneira a sensibilizar os alunos mestres para a prática pedagógica
Conhecer e discutir as propostas e parâmetros curriculares oficiais, referentes às séries iniciais do Ensino Fundamental, baseadas na bibliografia existente sobre ensino-aprendizagem de Geografia
Conhecer e discutir a utilização de recursos didáticos e linguagens que versem sobre ensino aprendizagem de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental
II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E DIMENSIONAMENTO DA CARGA HORÁRIA
UNIDADE 1
· Fundamentação teórica.
· Discussão da prática pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental: 7° e 8° séries
· A pesquisa de temas geográficos em sala de aula.
· Construção de materiais didáticos: textos vídeos, sites, etc sobre ensino de Geografia nas séries finais do Ensino Fundamental.
( _30___ horas/aula)
UNIDADE 2
l Elaboração de resenhas de textos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de Geografia.
· Realização de trabalho de campo e ou Estudo do Meio como método interdisciplinar para apreensão de conceitos geográficos
(__34___ horas/aula)
III - METODOLOGIA DE TRABALHO
Uma metodologia de caráter interdisciplinar, visando capacitar o aluno nos conhecimentos teóricos e práticos, que possam facilitar sua prática pedagógica, parece ser num primeiro momento uma proposta adequada.
IV - RECURSOS DIDÁTICOS
Serão utilizados: lousa e marcador para quadro branco, retro-projetor, tv e vídeo cassete, aparelho de som, textos.
V – TÉCNICAS E ESTRÁTEGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
l Exposição oral dos temas propostos no conteúdo programático.
l Apresentação de atividades práticas elaboradas pelos alunos.
l Orientação juntamente com coordenador do laboratório de informática para elaboração de aulas no programa PPT e utilização de sites na pesquisa.
l Elaboração de trabalhos práticos
VI - INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Primeiro exercício:
· . Apresentação de trabalhos com a orientação do professor e comentários referentes a metodologia e conteúdo das apresentações
Segundo exercício:
· Elaboração de vídeo e ou exposição de fotos.
Segunda chamada geral:
O aluno só poderá fazer uma segunda chamada (do I ou do II exercício)
Exercício final:
Realização de uma prova escrita sobre todo conteúdo teórico da disciplina.
VII - BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental . 2. Ed. Rio Janeiro, Ed: DP&A. 2000
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. Papirus: São Paulo, 1998.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. Novos Caminhos da Geografia. Contexto: São Paulo . 1999.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. Geografia na sala de aula. Contexto São Paulo,1999.144 p.
VESETINE, José Willians. Ensino de Geografia no Seculo XXI. Papirus, São Paulo, 2004
VESETINE, José Willians. Geografia e Ensino – Textos Críticos. Papirus, São Paulo.
PASSOS, Ilma. (Org). Técnicas de Ensino: Novos tempos, Novas Configurações. Papirus. São Paulo 2006.
PASSINE Yazuko, Elza. (Org) Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. Contexto. São Paulo 2007.
ANTUNES, Celso. Inteligências múltiplas – aprendizagem significativa
Papirus: 2001 192p.
VIII - BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
l STRAFORINE, Rafael. Ensinar Geografia. Anablume São Paulo. 2004
l CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografias e Práticas de Ensino. Alternativa, São Paulo, 2002,128 p.
l POVOA NETO, Helion e FERREIRA, Ademir Pacceli Cruzando Fronteiras Disciplinares Revan, Rio de Janeiro, 2005.
l CASTROGIOVANNI, A. C. Ensino de Geografia: Textualizações no Práticas e Cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000
l KAERCHER, Nestor André Desafios e utopias no ensino de geografia . 3° Edição,UDIISC, 2001, 150p.
l REGO, Nelson. Geografia e Educação. Editora UFRGS: RS, 2001,126p.
l POVOA NETO Helion e FERREIRA, Ademir Pacceli. Cruzando Fronteiras Disciplinares Revan, Rio de Janeiro, 2005.
IX - CRONOGRAMA DE AULAS E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS
DATAS N. AULAS CONTEÚDOS
20
Fundamentação teórica.
Discussão da prática pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental: 7° e 8° séries
20
Realização de trabalho de campo e ou Estudo do Meio como método interdisciplinar para apreensão de conceitos geográficos
A pesquisa de temas geográfico em sala de aula.
24
Elaboração de resenhas de textos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de Geografia.
Construção de materiais didáticos: textos vídeos, sites, etc sobre ensino de Geografia nas séries finais do Ensino Fundamental.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário