segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

PLANO DE ENSINO

DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO III
CARGA HORÁRIA: 64 AULAS
NÚMERO DE CRÉDITOS: 04
ANO / SEMESTRE DE APLICAÇÃO: 2009.1
DOCENTE MINISTRANTE: JÚLIO PRADO


I - OBJETIVOS
1. Geral:

Atender a demanda dos alunos dos cursos de Geografia, no que concerne ao aprofundamento de métodos e técnicas aplicadas ao ensino da Geografia nas séries finais do ensino fundamental (7ª e 8ª), buscando motivar a prática do ensino da geografia.



2. Específicos:

Discutir teorias e metodologias de ensino-aprendizagem de Geografia nas séries finais do Ensino Fundamental ( 7° e 8° série) de maneira a sensibilizar os alunos mestres para a prática pedagógica

Conhecer e discutir as propostas e parâmetros curriculares oficiais, referentes às séries iniciais do Ensino Fundamental, baseadas na bibliografia existente sobre ensino-aprendizagem de Geografia

Conhecer e discutir a utilização de recursos didáticos e linguagens que versem sobre ensino aprendizagem de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental



II - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E DIMENSIONAMENTO DA CARGA HORÁRIA

UNIDADE 1
· Fundamentação teórica.
· Discussão da prática pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental: 7° e 8° séries
· A pesquisa de temas geográficos em sala de aula.

· Construção de materiais didáticos: textos vídeos, sites, etc sobre ensino de Geografia nas séries finais do Ensino Fundamental.



( _30___ horas/aula)

UNIDADE 2

l Elaboração de resenhas de textos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de Geografia.

· Realização de trabalho de campo e ou Estudo do Meio como método interdisciplinar para apreensão de conceitos geográficos


(__34___ horas/aula)


III - METODOLOGIA DE TRABALHO


Uma metodologia de caráter interdisciplinar, visando capacitar o aluno nos conhecimentos teóricos e práticos, que possam facilitar sua prática pedagógica, parece ser num primeiro momento uma proposta adequada.


IV - RECURSOS DIDÁTICOS


Serão utilizados: lousa e marcador para quadro branco, retro-projetor, tv e vídeo cassete, aparelho de som, textos.

V – TÉCNICAS E ESTRÁTEGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM

l Exposição oral dos temas propostos no conteúdo programático.
l Apresentação de atividades práticas elaboradas pelos alunos.
l Orientação juntamente com coordenador do laboratório de informática para elaboração de aulas no programa PPT e utilização de sites na pesquisa.
l Elaboração de trabalhos práticos


VI - INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO


Primeiro exercício:
· . Apresentação de trabalhos com a orientação do professor e comentários referentes a metodologia e conteúdo das apresentações



Segundo exercício:
· Elaboração de vídeo e ou exposição de fotos.

Segunda chamada geral:
O aluno só poderá fazer uma segunda chamada (do I ou do II exercício)

Exercício final:
Realização de uma prova escrita sobre todo conteúdo teórico da disciplina.

VII - BIBLIOGRAFIA BÁSICA



BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental . 2. Ed. Rio Janeiro, Ed: DP&A. 2000

CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. Papirus: São Paulo, 1998.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Novos Caminhos da Geografia. Contexto: São Paulo . 1999.

CARLOS, Ana Fani Alessandri. Geografia na sala de aula. Contexto São Paulo,1999.144 p.

VESETINE, José Willians. Ensino de Geografia no Seculo XXI. Papirus, São Paulo, 2004

VESETINE, José Willians. Geografia e Ensino – Textos Críticos. Papirus, São Paulo.

PASSOS, Ilma. (Org). Técnicas de Ensino: Novos tempos, Novas Configurações. Papirus. São Paulo 2006.
PASSINE Yazuko, Elza. (Org) Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. Contexto. São Paulo 2007.

ANTUNES, Celso. Inteligências múltiplas – aprendizagem significativa
Papirus: 2001 192p.


VIII - BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR



l STRAFORINE, Rafael. Ensinar Geografia. Anablume São Paulo. 2004
l CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografias e Práticas de Ensino. Alternativa, São Paulo, 2002,128 p.
l POVOA NETO, Helion e FERREIRA, Ademir Pacceli Cruzando Fronteiras Disciplinares Revan, Rio de Janeiro, 2005.
l CASTROGIOVANNI, A. C. Ensino de Geografia: Textualizações no Práticas e Cotidiano. Porto Alegre: Mediação, 2000
l KAERCHER, Nestor André Desafios e utopias no ensino de geografia . 3° Edição,UDIISC, 2001, 150p.
l REGO, Nelson. Geografia e Educação. Editora UFRGS: RS, 2001,126p.
l POVOA NETO Helion e FERREIRA, Ademir Pacceli. Cruzando Fronteiras Disciplinares Revan, Rio de Janeiro, 2005.



IX - CRONOGRAMA DE AULAS E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS

DATAS N. AULAS CONTEÚDOS

20
Fundamentação teórica.
Discussão da prática pedagógica nas séries finais do Ensino Fundamental: 7° e 8° séries

20
Realização de trabalho de campo e ou Estudo do Meio como método interdisciplinar para apreensão de conceitos geográficos
A pesquisa de temas geográfico em sala de aula.


24
Elaboração de resenhas de textos relacionados ao processo ensino-aprendizagem de Geografia.

Construção de materiais didáticos: textos vídeos, sites, etc sobre ensino de Geografia nas séries finais do Ensino Fundamental.

Nenhum comentário: