ASSOCIAÇÃO DE ENSINO SUPERIOR DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO
FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA
CPPGEA – CENTRO DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSAÕ E ATUALIZAÇÃO.
CAMB –COLÉGIO DE APLICAÇÃO BEL. MÁRIO BEZERRA DA SILVA.
PLANO DE ENSINO
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO:
CURSO: Licenciatura Plena em Geografia
DISCIPLINA: Prática Pedagógica II
CARGA HORÁRIA: 96 Horas/aula
NÚMERO DE CRÉDITOS: 06
ANO / SEMESTRE DE APLICAÇÃO: 2009.1
PROFESSOR(A): Júlio Gomes do Prado Neto.
I – OBJETIVOS
1. Geral :
Discutir teorias e metodologias de ensino-aprendizagem de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental (5° e 6° série) de maneira a sensibilizar os alunos mestres para a prática pedagógica e sobretudo a motivar o aluno ao ensino da geografia.
2. Específicos
· Conhecer e discutir as propostas e parâmetros curriculares oficiais, referentes às séries iniciais do Ensino Fundamental baseadas na bibliografia existente sobre ensino-aprendizagem de Geografia.
· Trabalhar com metodologias convencionais e inovadoras, disciplinares e interdisciplinares buscando integrar a teoria e a prática docente nas séries iniciais da educação fundamental.
· Prover os alunos de competências básicas de condução de aulas através de sua familiarização com várias modalidades didáticas, sua elaboração e aplicação.
· Discutir as teorias e metodologias de ensino-aprendizagem de Geografia de modo a motivar os alunos mestres para a prática docente.
· Conhecer e discutir a utilização de recursos didáticos e linguagens que versem sobre ensino aprendizagem de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental.
2 - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E DIMENSIONAMENTO DA CARGA HORÁRIA
UNIDADE 1
- Motivação e sensibilização dos alunos.
- Abordagem das tendências no ensino da geografia no Ensino Fundamental
- Abordar os métodos e técnicas de ensino de Geografia para a 5ª e 6ª série.
- Organização dos conteúdos no planejamento didático (plano semestral e de aula) visando conhecimento sistemático da Geografia na 5ª e 6ª série.
- Avaliação em Geografia como um processo contínuo.
- Pesquisas atuais na área de ensinar-aprender Geografia.
.
(32 horas/aula)
UNIDADE 2
Temas reflexivos sobre a abordagem da Geografia na sala de aula.
- Atividades de simulação de planejamento e execução de aulas: uma experiência efetiva.
- Oficinas Didático-Pedagógicas.
- Simulação de aulas.
- Aulas de campo incluindo trilhas para estudo in loco do solo e da vegetação.
(32 horas/aula)
III - METODOLOGIA DE TRABALHO
Serão utilizadas várias formas de trabalho, tais como: exposição dialogada, leitura, interpretação e discussão dos textos propostos, num confronto permanente entre o vivido e o pensado; elaboração de sínteses individuais e em dupla, seminários, debates e elaboração de planos de aula e didático semestral, elaboração de oficinas pedagógicas, aulas simuladas, elaboração de relatórios.
IV - RECURSOS DIDÁTICOS
Serão utilizados ao longo do semestre:, TV, e VCR, aparelho de som e CD, computador, marcador de quadro branco, transparências, fita cassete.
. Textos autênticos de revistas, jornais e livros didáticos e científicos.
V – TÉCNICAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
. Exposição oral com participação dos alunos;
. Leitura e discussão em grupo de temas propostos;
. Preparação e apresentação de seminários;
. Elaboração de trabalhos escritos.
. Preparação e apresentação de oficinas pedagógicas;
. Preparação e apresentação de aulas simuladas.
VI - INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será realizada de forma contínua, tomando por base a produção do conhecimento individual e coletivo, implicando acompanhamento em torno de situações teórico-práticas vivenciadas ao longo da disciplina, com vista a um direcionamento crítico - reflexivo (técnico - político). Será realizada também por parte dos alunos, aulas simuladas e oficinas pedagógicas, para avaliar a capacidade de comunicação dos alunos.
VII - BIBLIOGRAFIA BÁSICA
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental . 2. Ed. Rio Janeiro, Ed: DP&A. 2000
CAVALCANTI, Lana de Souza. Geografia, escola e construção do conhecimento. Papirus: São Paulo, 1998. CARLOS, Ana Fani Alessandri. Novos Caminhos da Geografia. Contexto: São Paulo . 1999.
CARLOS, Ana Fani Alessandri. Geografia na sala de aula. Contexto São Paulo,1999.144 p.
VESETINE, José Willians. Ensino de Geografia no Século XXI. Papirus, São Paulo, 2004
VESETINE, José Willians. Geografia e Ensino – Textos Críticos. Papirus, São Paulo.
ANTUNES, Celso. Inteligências múltiplas – aprendizagem significativa. São Paulo: Papirus :2001.
ALMEIDA,R.D. de & PASSIANI, E.Y. O espaço geográfico: ensino e representação. São Paulo: Contexto, 1999.
CARLOS, A F. (org) A Geografia em sala de aula. SÃO PAULO: Contexto, 2000.
VIII - BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
MARQUES, L. A.; MARQUES, T. E. Estudo do Meio: estudos sociais para o meio rural
(metodologia para o professor). Porto Alegre: Mercado Aberto.
SANTOS, M. O espaço geográfico como categoria filosófica. O Espaço em Questão. São Paulo: Terra Livre, 1988.
REGO, N.; SUERTEGARAY, D.; HEIDRICH, A. (Orgs.) Geografia e Educação, Geração de Ambiências. Porto Alegre-RS: UFRGS, 2000.
FREIRE, P. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. SÃO PAULO: Paz e Terra, 1996.
OLIVEIRA, Ariovaldo U. (org). Para onde vai o ensino da Geografia. SÃO PAULO: Contexto, 1989.
PENTEADO, H. D. Metodologia do ensino da História e Geografia. SÃO PAULO: CORTEZ, 1994.
MEC / SEF. Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Médio 2: linguagens, códigos e suas tecnologias. Brasília: Secretaria de Educação Média e Tecnológica, 1999.
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
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