PLANO DE ENSINO
DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
DISCIPLINA: GEOGRAFIA DO BRASIL
CARGA HORÁRIA: 64 AULAS
NÚMERO DE CRÉDITOS: 04
ANO / SEMESTRE DE APLICAÇÃO: 2009.1
DOCENTE MINISTRANTE: JÚLIO PRADO
I - OBJETIVOS
1. Geral:
Contextualizar a evolução dos processos de organização do espaço brasileiro entendo as atividades econômicas e suas repercussões na organização do espaço como elemento importante no contexto histórico e geográfico.
2. Específicos:
· Introduzir o aluno no estudo da Geografia do Brasil, especificando seu objeto de estudo, objetivos e sua importância para as demais ciências.
· Levar o aluno a entender a importância das atividades econômicas e sua repercussão na organização do espaço do espaço brasileiro.
· Direcionar o aluno ao entendimento dos desdobramentos da inserção do Brasil na economia internacional.
· Levar o aluno a conhecer de forma crítica o papel do Brasil no contexto da globalização e no MERCOSUL.
I - CONTEÚDO PROGRAMÁTICO E DIMENSIONAMENTO DA CARGA HORÁRIA
UNIDADE 1
1- . Introdução a formação territorial do Brasil: o processo de integração nacional.
2- O espaço brasileiro; a população brasileira. O aproveitamento econômico do espaço: atividades agrárias e industriais. A integração do território: sistemas de transporte e comunicações.
( _30___ horas/aula)
UNIDADE 2
3- As relações comerciais. Inserção do Brasil na economia internacional.
4- O Brasil no processo de globalização e o MERCOSUL
(__34___ horas/aula)
III - METODOLOGIA DE TRABALHO
O programa será desenvolvido através de aulas expositivas, leituras e discussão de textos, elaboração de sínteses ficha de leitura e pesquisa bibliográficas.
IV - RECURSOS DIDÁTICOS
Serão utilizados: lousa e marcador para quadro branco, retro-projetor, tv e vídeo cassete, aparelho de som, textos e computador.
V – TÉCNICAS E ESTRÁTEGIAS DE ENSINO-APRENDIZAGEM
Aulas expositivas com a participação dos alunos, bem como elaboração de trabalhos práticos.
VI - INSTRUMENTOS E CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Primeiro exercício:
· Prova escrita (questões discursivas). Atividades desenvolvidas em sala de aula: leitura e discussão de textos, seminários com a presença e participação dos alunos.
Segundo exercício:
· Apresentação de trabalhos com a orientação do professor e comentários referentes a metodologia e conteúdo das apresentações..
Segunda chamada geral:
O aluno só poderá fazer uma segunda chamada (do I ou do II exercício)
Exercício final:
Realização de uma prova escrita sobre todo conteúdo teórico da disciplina.
VII - BIBLIOGRAFIA BÁSICA
RIBEIRO, Darcy. O povo Brasileiro: a formação e o sentido do Brasil. Companhia do Bolso, 2007.
PASSOS, Ilma. (Org). Técnicas de Ensino: Novos tempos, Novas Configurações. Papirus. São Paulo 2006.
PASSINE Yazuko, Elza. (Org) Prática de Ensino de Geografia e Estágio Supervisionado. Contexto. São Paulo 2007.
BRAGA, Benedito. Et al. Introdução a Engenharia Ambiental. 7 ed, São Paulo: Prentice Hall, 2002
FELICIDADE, Norma e MATINS, Rodrigo Constante, e LEME,Alessandro Andro.
Uso e gestão dos recursos hídricos no Brasil. Ed. Rima, 2004, 238 pág.
GUERRA, A.J.T. e CUNHA, S.B. (orgs.) Geomorfologia: Uma atualização de bases e conceitos. Rio de Janeiro, Bertrand Brasil. 2001,
AB SABER, Aziz. Os domínios de natureza no Brasil.Atelier Editorial, São Paulo, 2003,160p.
CHRISTOFOLETTI, A. Geomorfologia. 2ª ed. Ed. Edgard Blucher, São Paulo. 1980.
VIII - BIBLIOGRAFIA COMPLEMENTAR
GREGORY, Ken J. A natureza da geografia física. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 1992
GANERI, Anita.Atlas dos oceanos Ed. Martins Fontes,1994,79 pág.
MENDES, Carlos André Bulhões e CIRILO, José Almir. Geoprocessamento em recursos hídricos-princípios, integração e aplicação. Ed. ABRH, 2001, 528 pág.
SETTI, Arnaldo Augusto. Introdução ao Gerenciamento de Recursos Hídrico. ANEEL: 2001.
SKINNER, Brian John. O homem e o oceano. São Paulo: Universidade de São Paulo, 1977.
BIGARELLA, João José e Suguio, Kenetiro. Ambiente Fluvial. Curitiba. UFPR. 1979
TUCCI, Carlos E.M. Hidrologia - Ciência e Aplicação. Rio Grande do Sul – UFRGS. 1993.
VILLELA, Swami M. E Matos, A. Hidrologia aplicada. São Paulo. McGraw-Hill. 1975
CHRISTOFOLETTI, ª Geomorfologia fluvial.S P, Edgar Blucher, 1981, 313pág.
IX - CRONOGRAMA DE AULAS E DISTRIBUIÇÃO DOS CONTEÚDOS
DATAS N. AULAS CONTEÚDOS
20
Introdução a formação territorial do Brasil: o processo de integração nacional.
20
O espaço brasileiro; a população brasileira. O aproveitamento econômico do espaço: atividades agrárias e industriais. A integração do território: sistemas de transporte e comunicações.
24
As relações comerciais. Inserção do Brasil na economia internacional.
O Brasil no processo de globalização e o MERCOSUL
segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009
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