sábado, 10 de janeiro de 2009

FACULDADES INTEGRADAS DA VITÓRIA DE SANTO ANTÃO – FAINTVISA
CENTRO DE PESQUISA, PÓS-GRADUAÇÃO, EXTENSÃO E ATUALIZAÇÃO – CPPGEA.
COORDENAÇÃO DE ESTUDOS E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA

ROTEIRO / PROPOSTA DE OFICINA


1. IDENTIFICAÇÃO DA OFICINA


1.1 Nome: IBGE, O retrato do Brasil.
1.2 Tema Central: A importância das pesquisas.
1.3 Instituição (ões) Envolvida (s) FAINTVISA / IBGE
1.4 Departamento (s) Envolvido (s) CPPGEA
1.5 Coordenador (a) Profº Júlio Prado
1.6 Equipe Envolvida: Alunos do Módulo Prática de Ensino e Oficinas. Paulo Gualberto, Alcilene Vieira, Cleybson Santos, Rosangela Muniz, Járison e Fátima.

1.7 Público-Alvo: alunos do Curso de Pós-Graduação em Ensino de Geografia do Brasil

1.8 Realização:

1.8.1 Período – 01/03/2008
1.8.2 Horário: 9:00 as 9:40
1.8.3 Local: FAINTVISA

1. 9 Carga Horária: 40 minutos
1.10 Nº de Vagas: 50
1.11 Conteúdo Programático:A diversidade de pesquisas do IBGE, suas finalidades e seus resultados


2. JUSTIFICATIVA
O IBGE apresenta uma gama imensa de pesquisas para nos fornecer, indicadores conjunturais e estruturais do nosso país. As metodologias de pesquisa do IBGE são em sua maioria desconhecidas pela população, inclusive pelos pós-graduandos em geografia, grandes usuários das informações da Fundação.

3. OBJETIVO

1 GeralApresentar aos alunos de pós-graduação os tipos de pesquisas e as metodologias utilizadas pelo IBGE.
4. METODOLOGIA
Utilização de recursos audiovisuais, cartazes mapas e dados estatísticos. Divulgação do histórico do IBGE e seus principais feitos.



5. METAS

O entendimento dos indicadores fornecidos pela fundação e como são adquiridos.

6. AVALIAÇÃO

Interpretação de planilha de dados presente no folheto explicativo oferecidos aos alunos.

7. RECURSOS FINANCEIROS


Despesas por conta dos alunos.


7.1 - Material de Consumo

Mapas, folhetins, cartazes, faixas, adesivo, entre outros materiais visuais.


8. DADOS PESSOAIS DO PROFESSOR COORDENADOR DA OFICINA

8.1 Nome Completo Júlio Gomes do Prado Neto
8.2 Identidade / 8.4 Título de mais alto Nível

Graduação Especialização

x Mestrado Doutorado

Pós-Doutorado Livre Docência

Oficinas com grupos de 3 e 2 pessoas.
Dia 24/01
Manhã 3 equipes –
1ª. Ana Lima, Diana de Souza, Jael 9:00 a 9:40
2ª Josefa edineuza, Joseane ferreira, josineide ferreira.
3ª Maria Silvania, Maria de Fátima, Marli Célia.
Tarde
1ª Cirlene, Cida, Franklin
2ª Suely, Jean, Givanildo, Marluce


Dia 31/01

Manhã
1ªNelma, Francisco, Jaqueline
2ª Maria do Carmo Silva, Cecília , Jafeth
3ª Ademir, Irandir, Roberto, Tiago.


Tarde

1ª Fabiana, Lúcia
2ª Lurdes, Maria do Carmo, Marcos.
3ª Leila, Glauber

quinta-feira, 8 de janeiro de 2009

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO TURMAS 2007/2008

A elaboração individual de monografia ou trabalho de conclusão de curso, apresentação e aprovação do Trabalho de Conclusão de Curso são requisitos parciais obrigatórios para obtenção do título de Especialista, de acordo com a Resolução CNE/CES N.º 1 de 8 de junho de 2007. O Centro de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Atualização – CPPGEA estabelece para os trabalhos os seguintes parâmetros de formatação:

NORMAS PARA ELABORAÇÃO DO TCC (ARTIGO)

Os originais devem ser enviados em CD-ROM e em 02 (duas) vias impressas, obedecendo ao limite de 16 (dezesseis) laudas, devendo ser apresentado por 01 (um) aluno autor. O referido CD-ROM deve ser etiquetado com o nome do autor, curso e título do trabalho, sendo o arquivo gerado em processador de texto Word. Caso sejam utilizadas tabelas e gráficos os mesmos deverão ser elaborados a partir do programa Excel. Os gráficos e imagens devem estar em preto e branco, sendo usada a extensão JPEG ou GIF que não devem exceder o espaço de uma lauda por trabalho.

O texto deve ser formatado em fonte Times New Roman ou Arial, tamanho 12, justificado, espaço 1,5 e as notas de rodapé em corpo 10 e espaço simples. Utilizar papel A4, com margens superior e inferior 2,5 cm e margens esquerda e direita 3,0 cm.

O texto deve conter os seguintes elementos: título do trabalho, nome do autor e identificação, resumo, abstract, palavras-chave (português/inglês), desenvolvimento e referências.

Caso seja utilizada nota de rodapé deve seguir a mesma fonte do texto, tamanho 8 e espaçamento simples. As citações devem ser na mesma fonte e tamanho do corpo do texto, orientadas pela ABNT (NBR 10520). Segundo o sistema de chamada: AUTOR-ANO.

As referências devem apresentar pelo menos os elementos essenciais contidos no corpo do Trabalho de Conclusão de Curso, sendo orientadas pela ABNT (NBR 6023), atualizada em agosto de 2000.

Os alunos da pós-graduação deverão entregar o Trabalho de Conclusão de Curso até 03 (três) meses após o término da última disciplina ou ao término da 16ª parcela.

Os casos omissos serão analisados pela Direção e Coordenação Geral do C.P.P.G.E.A.

A Comissão de Divulgação Científica dos Cursos de Pós-Graduação da FAINTVISA poderá publicar anualmente textos resultantes de investigação científica relacionados com as áreas pertinentes a cada curso de especialização, na forma de artigos, através de parcerias com os alunos concluintes ou outras instituições patrocinadoras.

Os textos enviados serão submetidos à Comissão de Avaliação de cada curso, administrada pelo coordenador de área, sendo posteriormente submetido à Comissão Editorial. Caberá a Comissão de Avaliação decidir sobre a aceitação ou não do trabalho, juntamente com o Corpo Editorial, dispondo de autoridade para fazer sugestões relativas junto à apresentação quanto às exigências editoriais.

Os textos recebidos para a publicação devem ser inéditos, sendo reservados todos os direitos autorais dos trabalhos aceitos à Comissão de Divulgação do Centro de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Atualização da FAINTVISA.

A Comissão de Avaliação não se responsabilizará pelos conteúdos, idéias e opiniões emitidas pelos autores, assim como pelas informações e dados apresentados nos referidos Trabalhos de Conclusão de Curso.